Em Cabul, Afeganistão dois meninos um chamado Amir que era rico andava com roupas boas e seu amigo que era pobre Hassan andava com roupas não muito boas, andavam sempre juntos soltando pipa, quando alguém procurava confusão com Amir quem sempre o defendia era Hassan.
No dia do torneio varias pipas enfeitava o céu deixando-o colorido, Amir e Hassan participaram do torneio de pipas e cortaram todas e ganhou o torneio, depois Hassan foi pegar a pipa que ele e Amir cortaram por último, mas Assef e seus amigos foram atrás e queriam a pipa que Hassan estava segurando, mas Hassan não quis entregar a eles, então Assef e seus amigos deram uma surra em Hassan e depois violentaram sexualmente dele.
Depois de uma amizade de muito tempo, Amir e Hassan já não se entendiam e deixara de ser amigos, Amir acusou Hassan de tido roubado um relógio, depois disso Hassan foi embora com seu pai Ali. Com a invasão soviética em dezembro de 1979, Amir e seu pai foram embora de sua casa para tentar passar a fronteira e daí foram para Fremont, Califórnia em 1988, quando Amir conseguiu terminar a faculdade pública o pai queria que ele fosse doutor, mas Amir queria ser escritor.
O pai de Amir quando foi se consultar com o primeiro douto, ele perguntando da família do doutor descobre que o doutor é russo e ele sai do consultório rapidamente, porque ele não gostava dos russos, quando foi se consulta com o segundo ele descobriu que estava doente,depois de alguns dias o pai de Amir é internado, quando ele conseguiu a alta foi pedir a mão da filha do general em casamento para seu filho, depois de uns dias o pai de Amir morre.
Em 2000 Amir estava morando em São Francisco e ele teve que viajar para o Paquistão, porque o amigo do pai de Amir estava doente. Quando Amir chegou no Paquistão descobriu que seu amigo Hassan estava morto e quem o matou foi o regime Talibã e ainda descobriu que Hassan tinha uma esposa que foi também assassinada e um filho que estava em um orfanato no Afeganistão, também descobriu que Hassan era seu irmão.
Por causa dessa historia Amir sai do Paquistão e vai para Cabul no Afeganistão para buscar seu sobrinho, filho de Hassan. Ao chegar a Cabul, Amir vai ao orfanato para procura-lo e o diretor do orfanato, diz para ele ir ao estádio, chegando lá Amir presencia o apedrejamento de uma mulher por ter sido acusada de adultério.
Amir ao descobrir que o filho de Hassan está na casa de Assef vai até lá e consegue tirá-lo da casa de Assef e foge dos capangas de Assef. Ao voltar para E.U.A, Amir leva o sobrinho com ele e depois o leve para o parque onde Amir compra uma pipa e solta com Sohrab.
Resumo do filme “O Caçador de Pipas”
Comentário sobre o filme
O filme “O Caçador de Pipas” retrata a realidade da época da invasão soviética no Afeganistão, mas também aponta outras violências cometidas pelo próprio povo afegão.
A discriminação é uma dessas violências, onde os afegãos pobres eram chamados de Harazas, o abuso sexual que Hassan e seu filho sofreram quando crianças, a migração que era frequente devido, a invasão soviética, onde milhares de refugiados saíram de seu país para fugirem da guerra e o principal a guerra onde milhares de pessoas morreram deixando seus filhos órfãos.
Esse filme também retrata a realidade atual onde varias crianças sofrem abuso sexual, a discriminação também atualmente é um caso serio onde negros deficientes entre outros sofrem com isso, a migração também acontece muitas vezes, por causa das guerras civis ou por causa de desastres ambientais, o filme é uma verdadeira historia comovente que conta a historia sofrida do povo afegão.
Comentário: Ricardo de Oliveira
Assista o trailer na página vídeos.
| Enquete | ||
|
|
1 |
"Criamos a época velocidade, mas nos sentimos enclasurados dentro dela.A máquinas, que produz abundância,tem-nos deixados em penúria,nossos conhecimentos fizerm-nos cáoticos,nossa inteligencia emperdenidos e crueis.
Pensamos em demasia e sentimos bem pouco. Mais do que de máquinas precisamos de humanidade. Mais do que de inteligencia ,precisamos de afeição e doçura. Sem essas virtudes, a vida será de violencia e tudo será perdido."
CHARLE CHAPPLIN (O GRANDE DITADOR)




